Friday, April 07, 2006

Marketing?!?

Uma vez um amigo meu me falou uma coisa que nunca me saiu da cabeça: "Precisa existir um marketing das Ciências Sociais." A idéia de que o futuro do cientista social consistia somente no trabalho acadêmico era extremamente comum, dentro e fora da universidade. Era isso: o mundo não sabia pra quê mais a gente servia, por excesso de falta de propaganda. Nos últimos dias, essa idéia vinha me perseguindo por causa do Marcos Pontes, o astronauta brasileiro. Era como se, de repente, o Governo tivesse comprado ingresso pra um moço simpático de Bauru dar uma voltinha pela Terra, só que do lado de fora. Pela falta de marketing, entre outros problemas, fomos obrigados a ouvir de tudo um pouco sobre a Missão Centenário, o astronauta, a ISS. Comecei a pesquisar muito pra escrever sober o assunto, me embrenhando no diz-que-me-diz-que da imprensa, nacional e internacional. Cheguei a reunir uma porção de argumentos interessantes sobre o assunto, até tropeçar com a seguinte frase:

"Lula is famous for his allusions to sports in speeches - always welcome in soccer-crazed Brazil."*

O artigo era sobre a conversa de Lula com Marcos Pontes, quando o chefe de Estado disse para o astronauta voltar logo, porque o seu time (Noroeste) não andava lá muito bem das pernas. Sem discordar do amor dos brasileiros pelo futebol e por um sem número de outras coisas que são características do Brasil, mas não definidoras por si só do país, perdi toda a vontade de falar do astronauta. É consternador verificar a redução do nosso país ao samba, à violência, ao futebol, ao jeitinho, à bunda... É... Ainda poderia ser pior:

"Lula is famous for his allusions to big butts in speeches - always welcome in butt-crazed Brazil."

É de doer...

* "Lula é famoso por suas alusões aos esportes em seus discursos - sempre bem vindas no Brasil, fanático por futebol." (Fonte)

No comments: